Revolução Total

A Transformação em Você

Você Sabe Como um Simples Diário Pode Te Ajudar?

Você sabe como um simples diário pode te ajudar? Descubra 8 Maneiras de aproveitar melhor essa ferramenta e se autodesenvolver com eficacia.

 

Quando escutei “tenha um diário” pela primeira vez depois de adulto, confesso que resisti e achei que não passaria de pura perda de tempo (provavelmente você deve estar pensando isso também).

Mas após ler muitos livros (best-sellers) que falavam o oposto do que eu pensava e após escutar de grandes empreendedores que isso realmente funcionava e que eles também escreviam um diário foi que me dei conta e resolvi dar uma chance de começar a escrever o meu próprio diário.

Mas você sabe como e por que escrever regularmente pode te ajudar?

 

Muitas vezes não temos ou não queremos dividir algum sentimento ou pensamento que tivemos ao longo do nosso dia. As vezes por vergonha, as vezes para não magoar alguém e as vezes simplesmente por não querer dividir aquilo com ninguém.

O melhor do diário é que sempre podemos escrever nossos pensamentos mais profundos. Sem julgamento, sem cortes, sem censura. É Você se expressando para você mesmo. E é dessa maneira que você vai aliviar a carga dos seus ombros e começar a relaxar.

Além do que, quando você separa alguns minutos para escrever, você está tirando um tempo para você mesmo se conhecer melhor. E é se conhecendo melhor que você começa a progredir mais rápido, pois começa a enxergar melhor as suas qualidades e entender as suas limitações e como manejá-las.

Geralmente nossos pensamentos não são tão claros quando estamos apenas pensando.

 

Quando colocamos na forma escrita parece que ocorre um estalo e começamos a enxergar nitidamente aquele mesmo fato que estava embaçado na sua cabeça pois o pensamento agora ficou mais consciente e racional.

 

Outro motivo para você escrever a sua jornada é para usar como fonte de mensuração. As vezes temos padrões dos quais não sabemos que temos (ou as vezes sabemos, mas mentimos tão bem para nós mesmos que começamos a não enxergar as coisas como elas realmente são).

O que quero dizer com usar como fonte de mensuração?

Simples. É usar o seu diário como métrica, como medida. Reconhecer o que você faz inconscientemente e trazer para o seu consciente, para assim poder mudar alguns hábitos que possam estar te prejudicando.

 

 

Por exemplo, as vezes quando você encontra algum amigo que só fala sobre problemas, você fica um pouco triste e isso faz com que seu humor fique pior. E essa sua tristeza e humor mudam sem você perceber, já virou uma espécie de rotina. Se você escrever no seu diário todos os dias, você vai conseguir medir e ligar os pontos, ou seja, toda vez que encontra esse amigo, você fica para baixo. Reconhecendo isso cabe a você traçar algum plano para resolver este inconveniente, como quando ele começar a te falar sobre problemas, você logo muda totalmente o rumo da conversa começando a falar sobre um assunto mais para cima. Seu dia será salvo e com certeza seu amigo ficará muito mais positivo também.

 

Bom, pensando em uma maneira para te ajudar a dar o primeiro passo, separei 8 tópicos para te guiar na escrita do seu diário para você conseguir atingir resultados, reconhecer padrões e mudar comportamentos.

 

1) Humor/sentimento

Escreva o que você sentiu ou como alterou o seu humor quando certa coisa aconteceu. Isso é válido para Pequenos e Grandes acontecimentos.

Por exemplo:

Algum colega de trabalho não entregou o relatório no prazo e você levou a culpa por isso.

Sentimento/humor – Fiquei muito irritado por ele ter me colocado nessa situação pois fiz tudo corretamente.

 

Em seguida, deixe um espaço de algumas linhas em branco. Com o passar dos dias, talvez você descubra que não foi bem isso que aconteceu e que o seu colega fez tudo certinho e era apenas o seu chefe que não tinha encontrado. Escreva sobre sua nova interpretação e qual o seu humor agora.

 

2) Problemas

Escreva os seus problemas que estão obscuros na sua mente. O fato de escrever os seus obstáculos vai dar mais clareza aos seus pensamentos e remover a desordem emocional. Ficando portanto, mais fácil resolver suas barreiras.

Se está com um problema que está tirando sua noite de sono, tenta esse método de 4 passos que gravei para ajudar a resolver problemas.

 

3) Pequenas Vitórias

Usar o seu diário para registrar o seu progresso é uma maneira sensacional de manter a sua subida continua rumo ao topo. Anotar pequenas vitórias diárias em direção a sua meta é como se você colocasse alguns tijolos por dia para construir uma casa – Você sabe que está progredindo e que está avançando diariamente na direção do seu goal.

Escrever suas vitórias te manterá motivado. Manter-se motivado é um dos fatores mais importantes para o seu progresso.

 

4) Autoelogio

Essa prática é um ótimo complemento para o item anterior. Nesse ponto você vai se auto elogiar por estar alcançando essas vitórias. Isso vai criar novos caminhos neurais positivos no seu cérebro. Com o tempo, essa prática vai elevar a sua confiança e autoestima – fazendo você se sentir melhor, com um poder de decisão maior e mais seguro.

 

5) Resultado de ações

Deu certo a ação que você tinha planejado?

Se sim, Qual o próximo passo a tomar?

Se não, O que deu errado? Por que deu errado? O que eu aprendi com isso? Vou corrigir ou mudar a estratégia?

Aprenda com os seus erros e com os seus acertos.

 

6) Válvula de escape

O seu diário passará a ser o seu melhor amigo. Nele você vai colocar todas as suas atividades e uma das coisas que temos o costume em fazer é fugir da realidade. Como assim?

Anote, por exemplo, quanto de álcool você anda bebendo? Isto condiz com o resultado que está querendo alcançar? Está deixando de fazer algo importante para ir a festas? Está se estressando e bebendo demais para esquecer o dia terrível que teve? (Às vezes essas coisas acontecem, o problema aqui é se isso é um hábito ou uma exceção).

E quanto tempo você está passando na internet? Na frente da televisão? No seu celular?

Anote quantas horas diárias está “perdendo” com isso e veja se está alinhado com o que você quer para a sua vida. Se não estiver te atrapalhando, maravilha. Se estiver – mude.

 

7) Autopunição.

Não se puna pelas coisas que fez e deram erradas. Você não é um coitado, você não é uma vítima e muito menos um fracassado. Você tem acertos e erros, como todas as pessoas. Escreva qual foi a lição aprendida. Busque sempre aprender e usar esses aprendizados para superar os próximos desafios que virão.

 

8) Ressignificação

Temos o hábito de olhar para o nosso passado e só enxergar coisas ruins, não é mesmo?

Com a prática de escrever no seu diário, você poderá ler o que escreveu em certos eventos passados que mudarão a sua vida. Alguns desses eventos, você só guardou más lembranças porque aconteceu alguma coisa que estragou o seu dia e por isso você assimilou que foi um péssimo dia.

Quando você ler os eventos anotados com mais calma, você vai perceber que a maioria dos fatos que aconteceram naquele dia foram fatos muito bons, e que apenas uma coisa não foi tão legal assim.

Portanto, Desprenda-se do seu passado e pare de achar que aquele dia foi ruim por completo. Todos temos experiências desagradáveis. Se permita uma nova chance para encarar os acontecimentos com outros olhos, ok?

 

 

Lembre-se: Você está dando pequenos passos na direção do crescimento constante. Entender o que acontece com você é primordial para você mudar os passos que não estão dando certo e te levar para as pequenas vitórias diárias que te farão chegar ao seu objetivo principal.

 

Agora você tem duas opções: Escrever o seu diário hoje e tentar algo diferente do que você está acostumado ou deixar para escrever talvez algum dia desses (e você sabe quando será algum dia desses? Nunca).

 

E ah! Eu sei que você vai dizer também: “Mas é muito difícil me manter escrevendo um diário, chego muito cansado em casa” ou “não tenho paciência para isso”.

Pois bem, quero te dizer uma das frases mais simples porem fortes que já escutei na minha vida – “SE FOSSE FÁCIL TODO MUNDO FARIA”.

E aí, vai encarar?

Te vejo no pódio.

 

Compartilhar
Share on Google+Share on LinkedInEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Facebook

2 Comments

  1. Precisamos aprender a cuidar um pouco de nós mesmos, nada melhor do que tirar um tempo para isso. Ótimas dicas de como começar esse autoconhecimento.
    Parabéns!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

© 2019 Revolução Total

Theme by Anders NorenUp ↑