Você sabia que a sua história é muito parecida com a história do personagem principal do incrível filme “Kung Fu Panda” ? (que você já deve ter assistido). Po, que é o panda herói do filme, passou pela mesma jornada que as pessoas que conquistaram algo passaram e passam, sem exceção (Passou pela mesma história que você vem passando).

Essa história é para te inspirar, te motivar, e te mostrar que o caminho talvez possa ser simples, mas ele não é fácil. O caminho é feito por muita batalha, por sonhos, por quebra de crenças, por medos, e muitas outras coisas mais.

kung-fu-panda-3-7200x4607-bear-tiger-monkey-mantis-stork-shifu-7068

Onde a sua história e a história Kung fu panda se cruzam? Continue Lendo e você perceberá que tem muito mais em comum do que pensa.

Vou destacar 8 pontos e tenho certeza que você vai se identificar.

1. Sonho

A história do nosso herói Po começa com um grande sonho. Ele sonhava em ser um grande guerreiro de kung fu. Ele adorava e cultuava todas as histórias e os guerreiros. Ele colecionava miniaturas perfeitas dos seus heróis preferidos.

No caso de Po, ele estava sonhando grande, pois ele trabalhava com seu pai em um restaurante. Ele era um cozinheiro/garçom e nunca pensou que esse sonho poderia se tornar realidade.

Você também tem um sonho, não tem? Qual é o teu sonho? Qual é o seu sonho mais íntimo, que você gostaria de realizar e que mudaria a sua vida para sempre? (Nesta etapa você não precisa saber o como, basta sonhar grande)

 

Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”.

Jorge Paulo Lemann

2. Falta de apoio (e pressão para aceitar o que não quer)

O pai de Po achava que seu filho tinha um sonho bobo e impossível. Mais que isso, ele achava que o caminho do nosso grande herói já estava traçado.  Nos planos de seu pai, ele herdaria o restaurante, aprenderia a receita secreta da sopa especial e manteria o negócio de sua família.

Um dia Po tinha sonhado que ele era um grande lutador de artes marciais, porém para não chatear e decepcionar seu pai, ele mentiu e não contou nada. Ele até inventou uma história na qual sonhou que era um chef de cozinha, somente disse algo para agradar o seu pai.

 

Você já teve algum sonho ou alguma vontade e as pessoas que você mais gostaria de ter apoio não te apoiaram ou pior, te disseram que era bobeira? Não fique chateado, isso é natural, cada pessoa tem uma linha de pensamento, com as suas próprias crenças e limitações. O pai de Po não queria impedir o filho de sonhar, mas sim protegê-lo de possíveis decepções e frustrações, queria colocá-lo em um plano mais seguro.

Se você quer seguir os seus sonhos, as vezes seu pai (mãe, família) pode falar algumas coisas que não vão te motivar a seguir o seu caminho, mas “tá tudo bem” (como diria Paula Abreu) porque eles só estão querendo te proteger. Não fique com raiva ou ressentido. Mas não desista dos seus sonhos por isso. (Um exemplo muito comum hoje em dia é te falarem para fazer um concurso para ter um futuro mais estável…porém você pode ter espírito aventureiro e gostar de assumir mais riscos que eles – Então…Já sabe o que fazer, certo?).

Você é o protagonista da sua vida, você escreve o seu futuro e para onde irá. Mesmo se alguém diz não acreditar no seu sonho, continue sonhando!

“Se você pode sonhar, você pode fazer”

Walt Disney

 

Depois de muita aventura para conseguir entrar no evento em que o mestre Oogway (mestre ancião – tartaruga) iria nomear o novo dragão guerreiro, adivinha quem foi o escolhido? Sim, o Panda. Ninguém estava esperando por isso e foi uma surpresa para todos e até para ele mesmo. Afinal ele não sabia lutar kung fu, ele não estava preparado, tinha outros candidatos muito mais qualificados. Mas ele foi escolhido.

3. Desacreditado

Mestre Shifu não acreditou na escolha que seu mestre Oogway (tartaruga) fez. E assim começou uma tentativa para fazer o panda desistir de ser um lutador de kung fu o mais rápido possível. Começou a dar treinos muito pesados para ele desistir. Seus grandes heróis riram da sua cara e falaram que aquele não era o lugar dele.

Muitas pessoas vão desacreditar de você? Sim. Vai ser doloroso algumas horas? Sim. Porque muitos vão rir da tua cara, muitos vão tentar te humilhar e vão falar que você não conseguirá realizar o seu sonho. Eles vão tentar te tirar da jogada. Alguns desses são os seus amigos, alguns vão fazer porque te invejam (e não querem ficar para trás) e alguns porque querem te proteger. Esse processo as vezes gera magoas, mas continue acreditando. Esse é o seu sonho, não é o sonho deles.

“Primeiro te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence”

Mahatma Gandhi 

 4. Ansiedade

 Isso acontece com a maioria das pessoas quando se sentem frustradas com alguma coisa. Tendemos a descontar em algo. Alguns ficam estressados/irritados com os outros, alguns ficam com algumas manias exageradas, e alguns descontam em comida. E esse também é o caso do nosso grande herói. Assim como muitos de nós ele ficou muito chateado por tudo que seus heróis e mestre falaram. E descontou em comida.

Esses momentos acontecem na vida de todos, e é quando fica evidente se você está com seu interior preparado ou não. Te pergunto agora: Você está preparado para aguentar a pressão? Está preparado para conter a ansiedade que te prejudica? Está preparado para os trancos e barrancos que vão aparecer até você vencer?

-po-the-kung-fu-panda-36926696-3840-1636

Dica**Um caminho que eu uso bastante para aliviar a minha ansiedade e stress é a meditação.    

 

Oogway-KFP3

O mestre Oogway, muito sábio, indagou o nosso grande herói “Po você está muito preocupado com ontem e com o amanhã, está se esquecendo do agora”.

 

 

Será que não é isso que está acontecendo com você também? Pense bem, reflita, e viva o agora. Esqueça seu passado, e não pense demais no futuro, as coisas estão acontecendo agora.

 

Após escutar isso, Po renovou suas energias e voltou a treinar com o mestre Shifu (que ainda estava tentando fazê-lo desistir).

 

5. Como/Porque

Continuando a saga o nosso herói…o mestre Oogway conversou com o mestre Shifu e disse que muitas vezes é preciso acreditar mesmo sem saber como fazer para triunfar. Shifu  se forçou a tentar acreditar, mas mesmo quebrando a cabeça, ele não sabia como fazer este panda ser um grande lutador.

O nosso herói também queria mudar – era tudo o que ele mais queria – mas ele também não sabia como. Algumas vezes você precisa acreditar em alguém que acredita em você.

Por causa da ansiedade de Po, Shifu descobriu que ele fazia de tudo para conseguir sua comida. Ele escalava, ele pulava, ele era ágil e fazia movimentos super fantásticos para poder comer. Foi então que ele descobriu o grande motivador: era comida

 

Muitas vezes pode demorar para você encontrar o COMO para realizar o seu sonho. Você tem que continuar acreditando que é possível e não parar de buscar. Uma hora você vai encontrar.

“Quem procura, acha”.

Qual é o seu grande motivador (qual é o seu grande porquê?)?

O motivador do Panda era a comida. E qual é o seu? É o seu filho? A sua filha? Sua esposa/marido? Sua família? Seus pais? Ajudar pessoas? Compartilhar? A resposta está dentro de você.

Kungfupanda4

 

6. Progresso/mudança

Com muito trabalho duro e esforço, ele foi conseguindo progredir e as mudanças foram aparecendo. Não foi da noite pro dia. Agora que ele tinha o seu grande motivador, ele conseguia treinar muito forte. Progresso é mais importante que a perfeição.

Lembre-se que a sua caminhada será longa e por vezes muito cansativa. De sempre um passo de cada vez, pois este ato te colocará em outra posição, melhor que antes e mais próxima do seu objetivo.

O sol caminha devagar mas atravessa o mundo

Provérbio Africano

 

7. Medo      

Quando os cinco guerreiros foram derrotados pelo vilão e chegou a hora de Po enfrentar o inimigo, ele ficou com muito medo e sentiu vontade de fugir. Ainda para piorar, o pergaminho que deveria conter o segredo do dragão guerreiro e torná-lo um lutador excepcional, estava em branco, ele ficou muito confuso, desesperado e desanimado.

O medo sempre existiu e sempre vai existir na sua vida. A forma como você lida com ele é que vai ser crucial. Todas as pessoas de sucesso que te inspiram tem medo. Mas elas continuam agindo apesar do medo. Vai deixar o medo te dominar?

“Eu aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo”

Nelson Mandela

 8. Fé

 Após perceber que o pergaminho (que continha o segredo) estava em branco e mostrava o seu reflexo, ele compreendeu que o poder estava dentro dele – o poder era ele.

E assim em uma grande batalha o nosso grande herói… bem, você já sabe o que aconteceu, certo? (Se ainda não assistiu, assista e repare nesses pontos citados e veja se não é a sua história contada de uma outra forma).

7

A sua maior força está dentro de você mesmo. Não está em alguém de fora e nem em nenhum outro lugar. Tenha fé, acredite em você e no seu potencial, alimente sua autoestima, trabalhe duro, aja apesar do medo e você vai chegar onde sempre quis estar.

 

Você é o Herói da sua Jornada.

 

Te vejo no pódio!

 

Um grande abraço

Compartilhar
Share on Google+Share on LinkedInEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Facebook